segunda-feira, 9 de novembro de 2015

FestSaber é realizado no Teatro Dorian Sampaio

Teatro lotado com a presença de pais, professores e comunidade.
   Na última sexta-feira, dia 06 de novembro de 2015, realizou-se no Teatro Dorian Sampaio, em Maracanaú, o FestSaber 2015. O Festival do Integrando o Saber é uma iniciativa do corpo docente com o objetivo de divulgar ações e atividades desenvolvidas na escola, além de aproximar a comunidade do ambiente escolar. Para tanto, são apresentadas diversas atividades de diferentes temas trabalhados na escola. 

O teatro foi decorado com trabalhos e atividades dos alunos dos temas que seriam apresentados.
Aluna apresentando materiais utilizados em projeto AfroArte e trabalhos produzidos no mesmo.
 

Alunos aproveitando o cantinho da leitura reproduzido na entrada do teatro.
   Professores e alunos ensaiaram durante semanas para as apresentações que envolveram os temas: Valores Humanos - como respeito e solidariedade - , Consciência Ambiental, Africanidades e Consciência Negra. Todos os temas foram trabalhados na escola e em sala de aula em forma de projetos.

Alunas do anexo Albaniza Sarasate apresentando coreografia para a música "Sorriso Negro".
Alunos da Educação Infantil do anexo Joaquim Alves apresentando encenação da música "O sapinho saiu pra passear"
Alunos do 2º ano apresentando coreografia da música "Herdeiros do Futuro".
Alunos do Programa Mais Cultura em apresentação de capoeira.
Alunos do Anexo Joaquim Alves que apresentaram "A lenda do Baobá", com fantoches feitos por eles próprios e participação de mãe de aluno.
    A EMEIEF Integrando o Saber parabeniza a todos os envolvidos na realização do evento e agradece a presença maciva de pais e comunidade em momento tão especial para a escola.
Professora Patrícia vestida de Emilia e alguns dos alunos que se apresentariam.
Atualização: Notícia publicada no Informativo da Secretaria de Educação do Município de Maracanaú.


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Festival AfroArte 2015 é realizado com diversas apresentações

   O Festival AfroArte é um evento anual organizado pela escola para apresentar as produções de alunos e professores ao final de uma semana de atividades abordando temas relacionados à cultura e história africanas, bem como sua influência no cotidiano brasileiro.

Professora Patrícia e seus alunos durante apresentação.
    Esse ano, o festival foi realizado no pátio da EMEIEF Integrando o Saber (Sede) no dia 23 de outubro às 14h. A programação contou com apresentações envolvendo capoeira, carimbó, receitas de comida típica, contação de histórias e apresentações de dança.
Alunos do Mais Educação em apresentação de Capoeira.
  Ações como essa podem auxiliar a construção de uma identidade nacional livre de preconceitos e a formação de alunos transformadores da sua realidade a partir da percepção de sua história e valorização das diversas culturas que formam o povo brasileiro.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Alunos apresentam trabalho na Feira de Ciências do Município


   Os alunos Ian Kauã, Gabriel e Ítalo, do 2º ano F, turno tarde, orientados pela professora Gláucia, estiveram durante os dias 21 e 22 de outubro na Feira de Ciências do município.
   No evento, os alunos apresentaram os brinquedos produzidos na Oficina de Materiais Recicláveis.
   A oficina, realizada na semana anterior ao evento, foi mediada pelas professoras da turma, Gláucia e Graça.
O trabalho foi bastante elogiado por aqueles que estiveram presentes ao evento.

Os alunos mostrando os brinquedos produzidos.



segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Dia das Crianças é comemorado com muita diversão!

   

   A última semana foi repleta de atividades lúdicas em comemoração ao Dia das Crianças. Devido aos feriados de N. Senhora Aparecida e à antecipação do Dia do Professor (dias 12 e 13 de outubro, respectivamente), a Semana da Criança se deu nos dias 14, 15 e 16 de outubro.
   Assim, nos três dias, foram realizadas atividades em sala e coletivas visando proporcionar aos alunos diversão e alegria. Seguem fotos de algumas atividades desenvolvidas.
Acolhida na sexta-feira, dia 16, feita com música "Porororó" e coreografia organizada pela professora Tercia.

Conccurso de Dança com "Rumba".

Ainda na acolhida, brincadeira do "Passa-bola".
   Na acolhida, atividades coletivas animavam os alunos. Muita dança, música, desfile e brincadeiras! Após a acolhida, cada turma ia para sua respectiva sala comemorar com colegas e professores.






      Desejamos a todos os alunos que aproveitem sua infância e todas as bençãos que Deus só concede nessa fase. Muita felicidades e alegrias!

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Boas Vindas aos Novos Professores

   Na última sexta-feira, dia 31 de julho, o núcleo gestor da EMEIEF Integrando o Saber realizou encontro com os novos professores lotados na escola. Durante todo o dia, foram realizadas atividades de apresentação da escola, acolhida e debate sobre a rotina escolar e as turmas que os respectivos professores serão responsáveis.
   







   A escola recebe os novos professores de braços abertos e deseja que a sua chegada e permanência na escola sejam repletas de bons momentos e aprendizagens!

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Conselho de Classe é realizado para avaliação de aprendizagem

          

     Na última quarta-feira, dia 03 de junho, professores e grupo gestor se reuniram para reavaliarem a aprendizagem dos alunos com dificuldades. Pela manhã, às 10h e à tarde, às 16h, o corpo docente refletiu sobre os avanços alcançados pelos alunos que participaram dos momentos de reforço para que fosse feito novo levantamento das dificuldades e organizadas novas estratégias para que os referidos alunos possam desenvolver suas aprendizagens de forma a acompanhar suas turmas e não se prejudicarem. 



terça-feira, 2 de junho de 2015

Caminhada e apresentações diversas marcam o Projeto Meio Ambiente

     No dia 5 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente. A data serve não apenas para ressaltar a importância dos recursos naturais para a sobrevivência humana, mas também para refletirmos sobre o que estamos fazendo para preservar o Meio Ambiente.
Alunos do anexo Joaquim Alves durante caminhada pelo Meio Ambiente.
   Na EMEIEF Integrando o Saber, o início do mês de junho deverá conter várias atividades envolvendo temas como Sustentabilidade, Consciência Ambiental e Preservação do Meio Ambiente. Para abrir o Projeto sobre o Meio Ambiente, alunos de 1º ao 5º anos da sede e dos dois anexos realizaram na manhã do sábado, 30 de maio, diversas apresentações sobre o tema, o qual já estava sendo trabalhado em sala de aula com orientação das professoras.
Alunos das turmas de 2º anos durante apresentação de paródia.
   Os alunos da sede Integrando o Saber e do anexo Albaniza Sarasate realizaram diversas apresentações sobre a importância de se valorizar e preservar o Meio Ambiente. Dentre as apresentações, muitos cartazes, desenho e textos elaborados pelos próprios alunos, além de músicas, histórias e paródias criadas e ensaiadas pelas professoras e alunos.



        Já os alunos do anexo Joaquim Alves fizeram uma caminhada pelas ruas do bairro com cartazes e fantasias, com o objetivo de mostrar à comunidade a importância de se preservar o lugar onde vivemos.

Caminhada pela Preservação do Meio Ambiente.
Professora Daniela e alunos durante a caminhada.





A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.” 
(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972)



segunda-feira, 1 de junho de 2015

A escola comemora seus 18 anos em manhã de apresentações


     A EMEIEF Integrando o Saber comemorou, no último sábado, dia 30 de maio, seus 18 anos de existência. Na ocasião, a comunidade escolar se reuniu e festejou a maioridade da instituição, cujo objetivo de oferecer educação de qualidade vem sendo perseguido e alcançado graças a dedicação e união de gestores, professores e funcionários.
      
O aniversário da escola também foi noticiado no informativo da Secretaria Municipal de Educação.
      

     Várias foram as homenagens à escola. Dentre elas, a secretária Maria Neves leu um texto contando um pouco da história da escola e os desafios enfrentados e a professora Cleide fez uma paródia do samba Espelho Meu.
a secretaria falando sobre a história da escola.
Professora Cleide cantando sua paródia.
    Seguem abaixo algumas fotos tiradas durante a comemoração.
Corpo docente e funcionários do Anexo Albaniza Sarasate.

Corpo docente e funcionários do Anexo Joaquim Alves.

Corpo docente e funcioários da Sede Integrando o Saber.

Núcleo Gestor.